quinta-feira, 24 de maio de 2012

Inaugurada a Nova Sede Administrativa da Flona de Ipanema

Por Luciano Bonatti Regalado (luciano.regalado@icmbio.gov.br) - Fotos: Marcelo Afonso

     Os 20 anos de criação da Floresta Nacional de Ipanema foi comemorado no último dia 19/05 com a inauguração da nova Sede Administrativa da Floresta Nacional de Ipanema. Criada em 20 de maio de 1992, durante a realização da ECO 92, a Floresta Nacional de Ipanema é considerada uma importante Unidade de Conservação não somente por abrigar um dos maiores remanescentes da Mata Atlântica do interior paulista, com uma grande biodiversidade composta por mais de 450 espécies de vertebrados, dentre os quais destacam-se mais de 20 espécies com algum grau de vulnerabilidade, mas também por abrigar em seu território, dois importantes sítios históricos/arqueológicos: o sítio arqueológico de Afonso Sardinha, datado de 1597 e considerado como uma das mais antigas tentativas de exploração de ferro no continente americano, e o sítio histórico da Real Fábrica de Ferro de São João do Ypanema, considerado como o berço da indústria brasileira, ambos tombados pelo IPHAN.

Nova Sede Administrativa - Foto: Marcelo Afonso - Acervo: NEHA/FNI

     Dentre os participantes da solenidade de inauguração e comemoração, destacamos a presença da Diretora de Planejamento, Administração e Logística do ICMBio, Dra. Silvana Canuto, da Secretária Adjunta da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Dra. Marcela Tapajós, do Editor Executivo do site O ECO, Dr. Eduardo Pergurier, do Coordenador Regional da CR-8, Dr. Marcelo Pessanha, do Coordenador da ACADEBio, Sr. Ricardo Brochado, de vários chefes de Unidades de Conservação, de representantes dos governos municipais e estadual,  da Marinha do Brasil, dos conselheiros da Flona, de colaboradores e voluntários, e dos servidores da Unidade.

Convidados presente no auditório da nova sede administrativa - Foto: Marcelo Afonso - Acervo: NEHA/FNI

      Na ocasião os participantes puderam assistir no auditório, a reportagem sobre o Núcleo de Estudos Históricos e Ambientais da Flona de Ipanema, produzido pela equipe da TV TEM (filiada Rede Globo), com reportagem de Renata Golombieski e imagens de Witter Veloso. Os convidados também participaram do plantio de essências nativas no entorno da nova sede.

Plantio de muda de Paineira (árvore símbolo da Flona de Ipanema). Foto: Marcelo Afonso - Acervo: NEHA/FNI

      Ao final, todos foram convidados a participarem de um coquetel comemorativo e conhecerem as dependências da nova sede administrativa da Floresta Nacional de Ipanema.   

Confraternização /Coquetel Comemorativo. Foto: Marcelo Afonso - Acervo: NEHA/FNI






Vistas internas da nova sede administrativa da Flona de Ipanema - Fotos: Marcelo Afonso - Acervo: NEHA/FNI


Nenhum comentário:

Postar um comentário