segunda-feira, 28 de maio de 2012

A Fazenda Ipanema deverá passar por modificações para atrair turistas durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014*

* Texto extraído parcialmente da matéria publicada no Jornal Cruzeiro do Sul (www.jcruzeiro.com.br) em 26/05/2012
Por Priscila Fernandes (priscila.fernandes@jcruzeiro.com.br)
Fotos: Luciano Bonatti Regalado - Acervo: NEHA/FNI


     A intenção é construir uma pousada e um restaurante no local, além de criar roteiros para trilhas ecológicas. A propriedade está localizada no município de Iperó, dentro da unidade de conservação Floresta Nacional de Ipanema (Flona), que é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 
Sr. Pedro Menezes, diretor do ICMbio durante abertura do evento - Foto: Luciano Bonatti Regalado - Acervo: NEHA/FNI
     O diretor do instituto, Pedro Menezes, divulgou os planos durante o 1º Seminário Técnico Científico de Tropeirismo e Turismo Rural, promovido ontem na Casa das Armas Brancas. O evento foi coordenado pela prefeitura de Sorocaba e a Bureau Conventions & Visitors Sorocaba e Região e contou com a participação da Secretaria do Meio Ambiente de Iperó, políticos, representantes de vários municípios da região e instituições ligadas ao turismo e agricultura. Marcada por ter feito parte da rota dos tropeiros, a fazenda seria perfeita para explorar o turismo rural e ecológico sem perder o foco na conservação, de acordo com Menezes. “Não queremos urbanizar a área”, ressalta. Segundo o diretor, as modificações pretendem apenas proporcionar mais conforto aos visitantes. Ele reconhece que ainda não é possível estipular datas ou garantias, mas afirma que veio de Brasília para o encontro com a intenção de manifestar a vontade política do instituto. 
Público participante do evento - Foto: Luciano Bonatti Regalado - Acervo: NEHA/FNI
      A iniciativa foi anunciada dois meses depois da Flona ter ficado de fora do programa Parques da Copa, com a justificativa, por parte do Ministério do Turismo, de que a unidade de conservação não tem importância para visitas e nem destaque regional. Para Menezes o maior esforço para que as propostas vinguem será no sentido de capacitação, pois tanto a pousada quanto o restaurante deverão ser construídos e mantidos, através de concessão pública, pela iniciativa privada. “Vai ser preciso capacitar o pessoal da Flona sobre como fazer o edital de concessão pública”, diz. 
     Outro ponto que depende de treinamento é a criação das trilhas. De acordo com o diretor, espaço e potencial para a atividade já existem, o que será necessário é a capacitação de guias. Ele lembra que todas as modificações serão planejadas em conjunto com a administração da Flona.
    O chefe da Floresta Nacional de Ipanema, Alexandre Cordeiro, considera que as áreas merecedoras de mais atenção são as portarias, a hospedagem e a alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário