segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Pesquisador Português visita Flona de Ipanema

Por Luciano Regalado (texto e fotos) - Colaboração fotográfica de Marcelo Afonso.


     A Floresta Nacional de Ipanema recebeu no último dia 21 de setembro a visita do Prof. Dr. Francisco Manuel Cardoso de Castro Rego, docente e pesquisador do Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa (ISA-UTL). Recepcionado pelo analista ambiental Luciano Regalado e pelo historiador Adolfo Frioli, o Prof. Francisco conheceu a Floresta Nacional de Ipanema e as atividades ali desenvolvidas, principalmente aquelas voltadas à preservação da Mata Atlântica e da sua fauna associada, ao uso público e a preservação do patrimônio histórico existente na Flona. O objetivo da visita do Prof. Francisco foi além de conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pelo ICMBio na gestão de áreas naturais protegidas, também de captar imagens e colher informações sobre o sítio histórico da Real Fábrica de Ferro de São João do Ipanema, situado no interior da Flona de Ipanema. As imagens obtidas pela equipe de filmagem chefiada pelo produtor Francisco Manso, farão parte do documentário idealizado pelo Prof. Francisco Castro Rego sobre a vida e obra de José Bonifácio de Andrada e Silva. Com o apoio da Rádio e Televisão Portuguesa (RTP) esse documentário será exibido em rede nacional em Portugal, e se possível, também no Brasil, cuja abordagem envolve destacado papel de José Bonifácio como personagem ilustre nas ciências florestais, na mineralogia e na defesa das causas sociais e ambientais em Portugal e no Brasil. 


     Aproveitando a agradável visita, o Prof. Francisco estendeu o seu interesse pela história natural de Ipanema, e o de conhecer melhor o importante papel da fábrica de ferro de Ipanema e de seus personagens, colocando-se a disposição como colaborador do Núcleo de Estudos Históricos e Ambientais da Floresta Nacional de Ipanema. Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos, o analista ambiental Luciano Regalado “o intercâmbio a ser promovido permitirá o acesso a manuscritos, a mapas e outros documentos sobre Ipanema que estão sob a guarda dos principais centros de pesquisa e de preservação histórica de Portugal, como os acervos da Torre do Tombo e da Biblioteca Nacional de Portugal. Assim que recebermos as cópias desses documentos, as mesmas ficarão na íntegra disponíveis para consulta e pesquisas a todos os interessados que procurarem o nosso Núcleo de Estudos”. 
      Essa cooperação não deverá permanecer apenas no âmbito da história, uma vez que uma das especialidades do Prof. Francisco é a gestão de áreas florestais e de vida silvestre, com ênfase na temática envolvendo incêndios florestais. Segundo o analista ambiental Oscar Rensburg Willmersdorf, coordenador da Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Flona de Ipanema, a troca de experiência com profissionais de outras agências e países demonstra ser bastante salutar e enriquecedora.

Troca de experiências sobre Incêndios Florestais também poderá ser alvo de intercâmbio. Foto obtida por Marcelo Afonso de incêndio ocorrido no Morro Araçoiaba em setembro de 2012. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário