segunda-feira, 23 de maio de 2011

CONVITE - Palestra Prof. João Barcellos

       O Núcleo de Estudos Históricos e Ambientais da Floresta Nacional de Ipanema convida a todos para participarem da palestra "A MOBILIDADE SOCIOCONÔMICA DO SÉC XVI", do escritor e pesquisador da história luso-brasileira Prof. João Barcellos.
 

      Barcellos em sua palestra aborda e demonstra a importância do velho Sardinha e do seu engenho de ferro em Ypanem.
       A realidade historiográfica que se fez na ação socioeconômica de Afonso Sardinha (o Velho) é a história da transformação da Insulla Brasil no sonho de uma Nação caracterizada ainda em “O Outro Portugal”, mas que logo virou Brasil...
       Poucos estudiosos percebe(ra)m que as aldeias estabelecidas ou recriadas sobre as aldeias nativas dos povos americanos são retratos aproximados das aldeias das zonas piscatórias do centro e norte de Portugal, como da Galiza, porque daí vem a maioria dos lusos, luso-judeus (estes, mais do sul, do Alentejo) e galegos – e, com eles e elas, o hábito do fiado e do escambo.
       Não enxergar tal circunstância é não perceber como um aventureiro do tipo d´o Bacharel de Cananéia e um comerciante e desbravador como o ´velho´ Afonso Sardinha, fundam um poder socioeconômico na Sam Paulo dos Campu de Piratinin no Séc. XVI, enquanto o rei de Portugal tenta salvar a Coroa
...


Local: Núcleo de Estudos Históricos e Ambientais
          Floresta Nacional de Ipanema

Data: 28 de maio de 2011 (sábado)

Horário: 14:30h

Público Alvo: Historiadores e curiosos pelas coisas da nossa terra

Capacidade: 50 pessoas

Há a necessidade de fazer inscrição antecipadamente nos dias 26 e 27 de maio (quinta e sexta-feira) pelos telefones: (15) 3459-9223 (Luciano e/ou Marcelo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário