quinta-feira, 24 de março de 2011

Campanha Mascote da Floresta Nacional de Ipanema

Matéria publicada no Jornal Cruzeiro do Sul, em 12/03/2011

Cruzeirinho faz campanha por animal-símbolo da Flona

Foram selecionados 12 animais, três de cada espécie, e a eleição ocorrerá em dois turnos
                                        Foto: Osvaldo Cristo. Acervo Floresta Nacional de Ipanema

    Uma eleição irreverente, porém séria e com o objetivo louvável de criar consciência em crianças e adolescentes da importância da preservação da fauna da Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, vai começar amanhã no suplemento infantil Cruzeirinho. A Campanha Vote na Mascote, criada por profissionais que atuam naquela unidade de conservação ambiental e que tem o apoio do Jornal Cruzeiro do Sul/Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), vai escolher o animal-símbolo para estampar logotipos e demais materiais visuais relacionados à Flona de Ipanema. A iniciativa também comemora o aniversário daquela unidade, celebrado no dia 20 de maio. Moradores de Sorocaba e de cidades da região poderão participar escolhendo um animal entre os 12 que disputam o posto de mascote. Quem quiser acompanhar toda a campanha deve ficar atento às páginas do Cruzeirinho e ao canal desse suplemento infantil no site www.cruzeirodosul.inf.br.

   Atuar em conjunto com um público alvo específico selecionado para essa campanha tem o propósito de fornecer elementos para que crianças e adolescentes se apropriem da Flona de Ipanema e assim sintam-se motivados a preservá-la. "É como se estivéssemos plantando uma sementinha", compara o biólogo e analista ambiental, Luciano Bonatti Regalado, que é chefe-substituto da Flona de Ipanema. "São eles que um dia serão responsáveis pela preservação da Flona de Ipanema e para isso precisam conhecer, entender a importância da biodiversidade do lugar, gerenciado e conservado por profissionais, mas é que de todos e não do Governo".
   Luciano explica que, por ser uma unidade de conservação situada numa Zona de Tensão Ecológica, ou seja, zona de transição que mescla Mata Atlântica e vegetação de Cerrado, a fauna da Flona de Ipanema é muito rica. "Essa mistura de fragmentos de vegetação provoca uma particularidade na fauna, de uma riqueza muito importante que precisa ser conservada por abrigar animais hoje considerados raros em algumas regiões do Estado de São Paulo, inclusive com algumas espécies que merecem cuidado quanto à sua existência, e outras ameaçadas de extinção, como a onça parda e o lobo-guará", afirma.
   Floresta Nacional (Flona) é a denominação dada às áreas transformadas em unidade de conservação ambiental em todo o país e a de Ipanema, localizada no município de Iperó, e muito próxima de Sorocaba e Araçoiaba da Serra, foi criada em 20 de maio de 1992, quando passou a ser administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O lugar recebe muitos pesquisadores que querem conhecer tanto a riqueza histórica, por abrigar prédios da primeira siderurgia instalada no país, quanto por sua riqueza biológica. Para ter uma ideia de sua importância e do quanto ainda pode ser explorado no lugar, Luciano conta que está analisando uma autorização de um projeto de pesquisa de Opeliões (espécie de Aracnídeos), existente no lugar e em outras regiões do interior de São Paulo. "A unidade está de portas abertas para quem deseja investigar, pesquisar suas riquezas com o intuito de preservá-las", comenta o biólogo.
A campanha
    A escolha dos animais que disputam a campanha foi determinada por dois fatores, conforme explicação do biólogo: primeiro, a chance de serem avistados pelos visitantes públicos - os animais de hábitos diurnos são facilmente encontrados pelas pessoas que frequentam o lugar em busca de lazer, conta Luciano. O segundo critério para escolha dos animais ficou por conta das fotos catalogadas no banco de dados pelos pesquisadores. "Priorizamos os animais fotografados pelos biólogos pesquisadores na própria Flona", enfatiza o biólogo que há oito anos atua na unidade como servidor e há 20 anos realiza pesquisas na região.
    Foram selecionados 12 animais, três de cada espécie: Aves (Quero-Quero, o Urubu-Rei e o Tucano-Toco); Anfíbios (Sapo-Cururu, Perereca e Sapo-Ferreiro); Répteis (Cascavel, o Lagarto-Teiú e a Jiboia) e Mamíferos (Tamanduá Mirim, a Jaguatirica e o Veado Catingueiro). Seus nomes científicos, seus hábitos, as regiões onde são encontradas as espécies serão publicadas no Cruzeirinho durante quatro semanas, a partir de hoje, para que as crianças e adolescentes os conheçam e escolham, por meio do voto, aquele que acham que deve representar a Flona de Ipanema.
    Uma cédula de orientação será publicada no dia 3 de abril. Essa poderá ser depositada em urnas colocadas nas sucursais nos seguintes endereços: Rua Padre Luiz, 101, Centro, e no Shopping Sorocaba, Avenida Afonso Vergueiro, 1766. Os votos ainda poderão ser enviados para o Jornal Cruzeiro do Sul, na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2800, Alto da Boa Vista, CEP-18013-280, Sorocaba/SP. As eleições também serão realizadas pela internet, no site www.cruzeirodosul.inf.br. As escolas de Sorocaba e região, públicas e particulares, podem enviar os resultados já apurados por classes para esses mesmos endereços citados.
    A eleição ocorrerá em dois turnos: o primeiro deve ser realizado até o dia 10 de abril e vai selecionar quatro finalistas, que serão conhecidos pelo público no dia 24 de abril. A votação do segundo turno deverá ser feita então até o dia 1º de maio. O vencedor será conhecido no dia 15 de maio, no Cruzeirinho.
    O presidente da FUA, Laelso Rodrigues comemora a iniciativa e oportunidade da Campanha Vote na Mascote ser divulgada e incentivada justamente pelo caderno infantil. "Além de ser abrangente, já que temos 85 mil exemplares do Cruzeirinho chegando nas mãos de muitas crianças e seus familiares, estamos divulgando a importância de um lugar rico em história e em fauna e flora", comentou. "Só posso estar feliz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário