quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Convite - A Biblioteca Perdida


Prezados Amigos e Colaboradores,


Repasso a todos os interessados o convite abaixo feito pelo Prof. Dr. Fernando Landgraf.



"200 anos da Fábrica de Ferro de Ipanema: Biblioteca perdida começa a voltar ao Brasil"


    A Escola Politécnica (Poli-USP) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) convidam-no para o evento de doação de oito volumes impressos na Suécia por volta de 1800, relativos a tecnologia siderúrgica, para a Biblioteca de Livros Raros da Escola politécnica da USP. Esses títulos faziam parte da biblioteca trazida em 1810 pelo empresário Carl Gustav Hedberg para o Brasil, dentro do maior projeto industrial do governo de D. João VI, o projeto de implantar a siderurgia "em grande" no Brasil. A Fábrica de Ferro de Ipanema era um dos empreendimentos do projeto, o mais sofisticado deles, a ponto de incluir a exigência de que o empresário sueco trouxesse os melhores livros sobre siderurgia da época. 
    O evento tem por objetivo chamar a atenção dos brasileiros sobre esse importante fato da história do Brasil.
    Os livros foram doados pelo eng. sueco Sven-Gunnar Sporback, zelador das ruínas do Alto Forno de Hagelsrum, Suécia, empreendimento dirigido por Hedberg entre 1790 e 1809.

    O evento contará com a presença do Embaixador da Suécia no Brasil, Sr. Magnus Robach, e esperamos poder contar com a sua presença.

    O evento incluirá uma palestra sobre as relaçoes entre essa "Biblioteca Perdida de Ipanema" e a Memória escrita por José Bonifácio de Andrada e Silva, documento que pode ser considerado a certidão de nascimento da tecnologia siderúrgica, em sua moderna acepção, no Brasil.

Local: Anfiteatro do Dep. de Metalurgia e Materiais da Escola politécnica de São Paulo. Universidade de São Paulo - Cidade Universitária - São Paulo
Data: 12 de novembro de 2012
Horário: 14h00



Um comentário:

  1. Acho muito importante esse resgate, pois a história está se perdendo. O brasileiro não conhece muitas relíquias que estão a exposição de seu passado e suas genealogia, seu sangue!
    Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir