terça-feira, 29 de maio de 2012

Lista Oficial da Fauna de Vertebrados da Flona de Ipanema


Por Luciano Bonatti Regalado (texto e fotos)

     A Floresta Nacional de Ipanema iniciou neste mês de maio a elaboração da Lista Oficial da Fauna de Vertebrados ocorrentes na Unidade de Conservação (UC). Os trabalhos estão sendo conduzidos sob a coordenação do Analista Ambiental Luciano Bonatti Regalado e do consultor científico, Biólogo André Guilherme. "Neste primeiro momento, estamos realizando a compilação das informações relativas ao conhecimento zoológico existente para a Floresta Nacional de Ipanema que encontram-se registradas em diversos estudos desenvolvidos na UC nos últimos 20 anos" ressaltam os coordenadores. Após a atualização taxônomica das listagens, as mesmas serão encaminhadas para pesquisadores especialistas em cada grupo animal que poderão contribuir no questionamento e/ou validação da ocorrência das espécies para a Unidade de Conservação. Segundo Regalado, "com a oficialização da lista de vertebrados ocorrentes na UC, poderemos contribuir para a definição das estratégias e linhas de apoio à pesquisas a serem previstas pelo Plano de Manejo da Flona, ressaltando que o mesmo encontra-se em processo de atualização". A idéia é que a lista oficial seja revista e atualizada a cada três anos. Entretanto, a Flona deverá disponibilizar anualmente informações sobre o registro e a ocorrência de novas espécies em sua área.
     Ipanema possui uma grande importância histórica relacionada ao conhecimento zoológico do país, especialmente da região sudeste e do bioma Mata Atlântica. A região foi uma das localidades que mais recebeu visitas dos naturalistas que percorreram o interior do Brasil durante o século XIX. Dentre os estudiosos que ali estiveram, merece destaque o austríaco Johann Natterer, integrante das comissões científicas pertencentes a esquadra monárquica da arquiduquesa Leopoldina da Áustria, vinda para o Brasil para casar-se com D. Pedro I do Brasil. 
     Natterer, a serviço do Museu de Viena, percorreu grande extensão do território brasileiro (sudeste, centro-oeste e grande parte da Amazônia), desenvolvendo pesquisas e coletando espécimes de diversas localidades, de diversos ambientes. Em Ipanema, permaneceu aproximadamente 800 dias entre os anos de 1819 e 1822, onde coletou centenas de espécimes de vertebrados, com destaque para as aves e mamíferos. Entre o material coletado em Ipanema, haviam indíviduos de bionomia totalmente ignorada, assim como espécies ainda desconhecidas para a ciência, como é o caso do raro mico-leão-preto Leontopithecus chrysopygus, cuja localidade-tipo é Ipanema. Os dados coletados e presentes nos manuscritos de Natterer foram amplamente utilizados como base para várias descrições de táxons, na época tidos como novos.
     Após os trabalhos desses naturalistas, desenvolvidos principalmente na primeira metade do século XIX, a fauna de Ipanema somente foi alvo de novos estudos sistemáticos a partir da década de 1990, com a criação da Floresta Nacional de Ipanema, quando a área começou a receber estudantes e pesquisadores interessados em contribuir para o conhecimento e conservação de um dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica do interior paulista.
      Atualmente, são conhecidas para a Floresta Nacional de Ipanema  mais de 450 espécies de vertebrados, das quais destacam-se mais de 20 espécies com algum grau de ameaça, incluídas na Lista Oficial da Fauna Ameaçada de Extinção do estado de São Paulo, e que merecem a atenção para a sua conservação e de seus ambientes de ocorrência.


FLONA DE VOLTA AO JOGO



  29/05/2012 | EDITORIAL

Flona de volta ao jogo

Cabe à administração pública e às forças esportivas a união com esse objetivo
Notícia publicada na edição de 29/05/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 3 do caderno A
     Era uma cidade igual a muitas outras existentes pelo país afora. Sua população esperava por melhorias. Certa vez, logo pela manhã, o lugar amanheceu em ritmo de mutirão, o que surpreendeu a maioria. Tudo estava sendo pintado. Onde havia rachadura, foi colocada uma camada de massa e depois tinta, inclusive a escola e o postinho de saúde. A velha ponte de madeira teve algumas de suas tábuas trocadas e também ganhou nova pintura. Enfim, a cidade recebeu aquela maquiagem. Um cidadão mais curioso perguntou: Por qual motivo isso agora, tão rápido? Orgulhoso, o administrador do lugar respondeu: amanhã o governador vem nos visitar!

     Notícia publicada na edição de 17/03/2012 do jornal Cruzeiro do Sul, na página A11, trazia, à epoca, uma informação que entristeceu toda uma comunidade: "Parques da Copa - Floresta Nacional de Ipanema está fora dos planos para 2014. Notícia caiu como uma ""bomba""; eram esperados R$ 1,3 milhão em investimentos". A decisão de tirar a Flona da relação dos parques da Copa, soube-se, partiu do Ministério do Turismo. E a justificativa foi de que a unidade de conservação da Fazenda Ipanema não tem importância para visitas e nem destaque regional e nacional para receber o apoio necessário à participação no programa Parques da Copa.

    Editorial de 19 de março deste jornal lamentava o desprezo à Flona de Ipanema: "...é doloroso para a região de Sorocaba. Porém, mais que isso, é vergonhoso para o Ministério do Turismo, que tem a obrigação de conhecer e valorizar os bens culturais do País. A exclusão de Ipanema do programa Parques da Copa não reduz a importância daquele sítio arqueológico, histórico e ambiental, mas compromete a imagem do ministério, já bastante abalada pela crise política de 2011 e pelas denúncias de irregularidades na aplicação de recursos." E cobrava: "Se existe uma chance de reverter a decisão, ela deve ser buscada sem demora pelas lideranças regionais."

     De passagem por Sorocaba na sexta-feira, 25 de maio, o deputado federal Vicente Cândito (PT), relator da Lei Geral da Copa de 2014, aconselhou a mobilização imediata e profissional do Município, isso se quiser ficar com parte do bolo financeiro que o Mundial de Futebol vai proporcionar às cidades interessadas. Na opinião dele, cabe à administração pública e às forças esportivas a união com esse objetivo. Sorocaba é uma das quatro cidades da região habilitadas pela Fifa para receber seleções de futebol. É só levar essa condição a sério e correr à frente em busca de mostrar sua capacidade do consolidar-se. Mas, o que surpreendeu, dois meses após ter sido colocada a escanteio, foi o fato de que a Fazenda Ipanema voltou ao jogo com possibilidade de disputar verba e passar por modificações para atrair turistas durante a Copa. Politicamente, o que mudou ainda está oculto. É conhecido, porém, que em ano eleitoral todo milagre é possível.

     Então, é hora de aproveitar a oportunidade anunciada. Não se deve, no entanto, copiar a mentalidade da cidade fictícia apresentada no início deste texto. Independente de ser ou não - um dos Parques da Copa, a Flona merece todo investimento a qualquer tempo, não precisando para isso um motivo específico. Nem mesmo arrumar a casa somente para a visita. Quem mora nela também merece melhorias.

     Como bem destacou o editoral de 19 de março, ser o berço da siderurgia nacional, onde as primeiras experiências para extração de ferro foram realizadas ainda no século do Descobrimento; possuir a beleza dos prédios da Real Fábrica de Ferro de São João do Ipanema; sem falar das trilhas que percorrem a mata e os sítios arqueológicos, ao longo das quais os visitantes podem avistar algumas das cinco mil espécies de mamíferos, 286 espécies de aves e 15 de répteis, já habilitam a Flona a toda espécie de zelo e investimento, sem levar em consideração bandeira partidária. O patrimônio é de todos. Passará governo e ele ficará ali. Provavelmente à espera de que outro governante seja convencido a valorizá-lo. Quem sabe não seja necessário tanto esforço. Afinal, milagres são possíveis.


segunda-feira, 28 de maio de 2012

A Fazenda Ipanema deverá passar por modificações para atrair turistas durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014*

* Texto extraído parcialmente da matéria publicada no Jornal Cruzeiro do Sul (www.jcruzeiro.com.br) em 26/05/2012
Por Priscila Fernandes (priscila.fernandes@jcruzeiro.com.br)
Fotos: Luciano Bonatti Regalado - Acervo: NEHA/FNI


     A intenção é construir uma pousada e um restaurante no local, além de criar roteiros para trilhas ecológicas. A propriedade está localizada no município de Iperó, dentro da unidade de conservação Floresta Nacional de Ipanema (Flona), que é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 
Sr. Pedro Menezes, diretor do ICMbio durante abertura do evento - Foto: Luciano Bonatti Regalado - Acervo: NEHA/FNI
     O diretor do instituto, Pedro Menezes, divulgou os planos durante o 1º Seminário Técnico Científico de Tropeirismo e Turismo Rural, promovido ontem na Casa das Armas Brancas. O evento foi coordenado pela prefeitura de Sorocaba e a Bureau Conventions & Visitors Sorocaba e Região e contou com a participação da Secretaria do Meio Ambiente de Iperó, políticos, representantes de vários municípios da região e instituições ligadas ao turismo e agricultura. Marcada por ter feito parte da rota dos tropeiros, a fazenda seria perfeita para explorar o turismo rural e ecológico sem perder o foco na conservação, de acordo com Menezes. “Não queremos urbanizar a área”, ressalta. Segundo o diretor, as modificações pretendem apenas proporcionar mais conforto aos visitantes. Ele reconhece que ainda não é possível estipular datas ou garantias, mas afirma que veio de Brasília para o encontro com a intenção de manifestar a vontade política do instituto. 
Público participante do evento - Foto: Luciano Bonatti Regalado - Acervo: NEHA/FNI
      A iniciativa foi anunciada dois meses depois da Flona ter ficado de fora do programa Parques da Copa, com a justificativa, por parte do Ministério do Turismo, de que a unidade de conservação não tem importância para visitas e nem destaque regional. Para Menezes o maior esforço para que as propostas vinguem será no sentido de capacitação, pois tanto a pousada quanto o restaurante deverão ser construídos e mantidos, através de concessão pública, pela iniciativa privada. “Vai ser preciso capacitar o pessoal da Flona sobre como fazer o edital de concessão pública”, diz. 
     Outro ponto que depende de treinamento é a criação das trilhas. De acordo com o diretor, espaço e potencial para a atividade já existem, o que será necessário é a capacitação de guias. Ele lembra que todas as modificações serão planejadas em conjunto com a administração da Flona.
    O chefe da Floresta Nacional de Ipanema, Alexandre Cordeiro, considera que as áreas merecedoras de mais atenção são as portarias, a hospedagem e a alimentação.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Inaugurada a Nova Sede Administrativa da Flona de Ipanema

Por Luciano Bonatti Regalado (luciano.regalado@icmbio.gov.br) - Fotos: Marcelo Afonso

     Os 20 anos de criação da Floresta Nacional de Ipanema foi comemorado no último dia 19/05 com a inauguração da nova Sede Administrativa da Floresta Nacional de Ipanema. Criada em 20 de maio de 1992, durante a realização da ECO 92, a Floresta Nacional de Ipanema é considerada uma importante Unidade de Conservação não somente por abrigar um dos maiores remanescentes da Mata Atlântica do interior paulista, com uma grande biodiversidade composta por mais de 450 espécies de vertebrados, dentre os quais destacam-se mais de 20 espécies com algum grau de vulnerabilidade, mas também por abrigar em seu território, dois importantes sítios históricos/arqueológicos: o sítio arqueológico de Afonso Sardinha, datado de 1597 e considerado como uma das mais antigas tentativas de exploração de ferro no continente americano, e o sítio histórico da Real Fábrica de Ferro de São João do Ypanema, considerado como o berço da indústria brasileira, ambos tombados pelo IPHAN.

Nova Sede Administrativa - Foto: Marcelo Afonso - Acervo: NEHA/FNI

     Dentre os participantes da solenidade de inauguração e comemoração, destacamos a presença da Diretora de Planejamento, Administração e Logística do ICMBio, Dra. Silvana Canuto, da Secretária Adjunta da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Dra. Marcela Tapajós, do Editor Executivo do site O ECO, Dr. Eduardo Pergurier, do Coordenador Regional da CR-8, Dr. Marcelo Pessanha, do Coordenador da ACADEBio, Sr. Ricardo Brochado, de vários chefes de Unidades de Conservação, de representantes dos governos municipais e estadual,  da Marinha do Brasil, dos conselheiros da Flona, de colaboradores e voluntários, e dos servidores da Unidade.

Convidados presente no auditório da nova sede administrativa - Foto: Marcelo Afonso - Acervo: NEHA/FNI

      Na ocasião os participantes puderam assistir no auditório, a reportagem sobre o Núcleo de Estudos Históricos e Ambientais da Flona de Ipanema, produzido pela equipe da TV TEM (filiada Rede Globo), com reportagem de Renata Golombieski e imagens de Witter Veloso. Os convidados também participaram do plantio de essências nativas no entorno da nova sede.

Plantio de muda de Paineira (árvore símbolo da Flona de Ipanema). Foto: Marcelo Afonso - Acervo: NEHA/FNI

      Ao final, todos foram convidados a participarem de um coquetel comemorativo e conhecerem as dependências da nova sede administrativa da Floresta Nacional de Ipanema.   

Confraternização /Coquetel Comemorativo. Foto: Marcelo Afonso - Acervo: NEHA/FNI






Vistas internas da nova sede administrativa da Flona de Ipanema - Fotos: Marcelo Afonso - Acervo: NEHA/FNI


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Núcleo de Estudos na TV TEM


 Prezados Amigos,

     Assistam a matéria jornalística sobre o Núcleo de Estudos Históricos e Ambientais da Floresta Nacional de Ipanema, produzida pela TV TEM Sorocaba e exibida no programa TEM NOTÍCIAS 1a. Edição de 11/02/2012. A matéria foi produzida pela reporter Renata Golombieski, com imagens de Witter Veloso.


Imagem: Witter Veloso - TVTEM - Clique sobre a Imagem


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Núcleo recebe visita do presidente do ICMBio


     O novo presidente do ICMBio, Dr. Roberto Vizentin acompanhado do também novo diretor de criação e manejo de unidades de conservação do ICMbio, Dr. Pedro Menezes, e pelo diretor de Proteção do IBAMA, Dr. Ramiro Hofmeister, esteve presente na Floresta Nacional de Ipanema, nos dias 02 e 03 de maio, onde participou do Encontro Nacional de Policias Militares Ambientais do Brasil, realizado nas dependências da ACADEBio. Na ocasião, os ilustres visitantes puderam conhecer um pouco do patrimônio histórico e ambiental da Flona de Ipanema e visitaram as instalações do Núcleo de Estudos Históricos e Ambientais onde conheceram também as ações e atividades desenvolvidas para a criação do nosso centro de memória.


Dr. Roberto Vizentin em conversa com os servidores. Fotos: Marcelo Afonso - Acervo: NEHA